Trabalhadores param obras da UTE-Pecém

29/04/2010 14:21

 

Sindicato esteve reunido com representantes das oito empresas que trabalham na obra, "mas não houve acordo"

Cerca de 800 trabalhadores (70%) envolvidos nas obras da Usina Termelétrica de Energia Pecém (UTE-Pecém I) pararam as atividades ontem. Eles alegam divergência em salários e no percentual de horas extras pagas nos serviços executados fora do horário normal de trabalho. As informações foram repassadas por Raimundo Nonato Gomes, presidente do Sintepav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem do Ceará).

Segundo Nonato, a diretoria do sindicato esteve reunida ontem com representantes das oito empresas que trabalham para obra, "mas não houve acordo". "Estivemos em reunião, mas nada avançou, porque os empresários só querem analisar nossas propostas se os trabalhadores voltarem ao serviço. Por conta disso, a paralisação amanhã (hoje) será de 100% e por tempo indeterminado", adverte.

Gomes mencionou que "deixaram de ser executados serviços nas áreas de montagem, construção civil, pintura, serragem, transporte, entre outros. "Algo em torno de 70% do pessoal realmente parou", reitera.

Equiparação reivindicada

"A nossa reivindicação diz respeito ao pagamento desigual de salários. Um operador de uma determinada empresa recebe, por exemplo, um valor de salário, enquanto que outra paga menos. A hora extra é dobrada numa companhia e 50% noutra. Isso gera uma insatisfação. Defendemos salários equiparados, um soldador ou pintor, tem que ganhar o mesmo valor, seja qual for a empresa onde trabalhe. A hora extraordinária também precisa ser paga em mesmos percentuais, explica.

A UTE-Pecém, empresa formada por uma parceria entre a MPX e a EDP, está sendo montada no Complexo Portuário do Pecém visando o fornecimento de energia no mercado "spot" (livre). A produção do insumo já está toda vendida por um período de 15 anos. A atual infraestrutura executada corresponde a cerca de 15% das obras físicas do empreendimento.

Estranheza

A Energia Pecém informou através de nota que recebeu "com estranheza" a informação de paralisação parcial dos trabalhadores da construção da UTE-Pecém I. "O consórcio comunicou que já iniciou o processo de negociação com os órgãos representativos dos trabalhadores a fim de continuar com as atividades plenas no canteiro de obras". A empresa diz estar "convicta de que os empreiteiros e trabalhadores chegarão a um acordo e que a obra retornará à normalidade de forma a manter o cronograma", conclui.

 

 

Fonte: Força Sindical

—————

Voltar