Ações contra o trabalho infantil doméstico

20/04/2010 10:12

 

Foi realizada no dia 24 de fevereiro de 2010, em São Paulo, uma reunião para fortalecer a ação sindical para prevenção e erradicação do Trabalho Infantil Doméstico (TID) entre Brasil e Paraguai. O objetivo do encontro é levantar informações sobre o TID e desenvolver estratégias para combatê-lo.

Segundo Gleides Sodré, Secretária Nacional da Criança e Adolescente da Força Sindical, os encontros estão sendo realizados por etapas, por exemplo, o primeiro foi entre Costa Rica e Nicarágua. As reuniões são realizadas entre dois países porque estas irregularidades ocorrem nas fronteiras dos países e atingem mais as meninas que trabalham e moram no emprego, portanto, não têm jornada. "Esta situação acarreta problemas na vida adulta porque elas não conseguem desenvolver a maturidade, o convívio social e sofrem com o abuso sexual.

Uma das estratégias a ser adotada é proibir o trabalho infantil doméstico e incluí-lo na lista de trabalhos perigosos. A reunião de hoje é uma preparação da Conferência Internacional do Trabalho, que será realizada em junho, em Genebra e que trata do trabalho doméstico.

                                                                                                                                       Fonte: Força Sindical

—————

Voltar